quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Importância das keywords no blog

Keywords – a importância no blog


Keywords, esta é a base SEO, é o ponto de partida para qualquer caminho. Utiliza-las de modo correto pode determinar o sucesso ou fracasso de um site.is básicos. Keywords, em português palavras-chave, são os termos principais que determinam qual é o assunto de uma determinada página de internet.
A primeira coisa que se deve ter em mente quando se pensar em construir um site ou fazer a otimização do blog deve ser a escolha daskeywordscorretas.  
Escolher as keywordscertas pode determinar o sucesso ou fracasso de um site, pois é baseado nas keywordsdos sites que o google exibe os resultados no seu site de busca. Quando você escreve por exemplo “eletrodomésticos” na página do Google serão exibidas as páginas que tenham essa como uma das keywords.    

Escolhendo as keywords certas


O processo de pesquisar e verificar quais keywords serão usadas em um site é a chamada análise de keywords. Analisar bem as keywords e escolhe-las corretemente é algo essencial, pois esta é à base do processo de SEO. Há alguns procedimentos simples que podem ajudar nesta tarefa:      

1.       Primeiro identifique askeywords naturais e obvias que o seu site tem, as keywords relacionadas ao produto ou ao serviço oferecido por exemplo.  
2.       Obtendo as palavras-chave acima, agora identifique sinônimos próximos e que podem vir a ser usados pelas pessoas que estão procurando pelo seu site
3.       Entre nos sites dos concorrentes que tem um produto ou serviço semelhante aos seus e verifique quais as keywords que ele está usando, se for o caso, copie-as e utilize-as também para gerar concorrência e quebrar e diminuir a força deste seu concorrente.

Existe uma ferramenta gratuita do Google chamada  Google AdWords Keyword Tool  que é bem interessante para ajudar a realizar as tarefas acima. Através dessa ferramenta é possivel apurar, com base nas pesquisas realizadas no Google recentemente, quais keywords estão sendo mais usadas e também alguns sinônimos para elas.Pesquisando por carros no Google Adwords por exemplo, obtivemos o seguinte resultado:
  


tabela do google tools


Como os motores de Busca usam as palavras-chave

Quando alguém digita alguma palavra chave em um site de busca e clica em pesquisar a search engine então entra em ação e fornece todas as página relacionadas em ordem de relevância. No entanto a relevância que a sua página tem em relação a uma dadakeyword é dada de acordo com amaneira e quantidade de vezes que esta palavra chave aparece na sua página. O Googlebot por exemplo processa as keywords da seguinte maneira: se você escrever “venda de carros” no Google ele vai buscar sites relacionados a estakeyword da seguinte maneira ( em ordem de relevância ):       
1.    Páginas que contenham precisamente a expressão “Venda de carros” citada no seu contexto.

2.    Páginas em que as palavras “Venda” e “Carros” no seu contexto e nas quais estas palavras estejam próximas

3.   Páginas em que as palavras “Venda” e “Carros” no seu contexto, não precisando elas estarem próximas

4.   Páginas que contenham uma boa quantidade de sinônimos e palavras próximas dessas palavras tais como “vender” e “automóveis”

    Existem também alguns outros critérios complementares usados pelo Googlebot para determinar se uma página é relevante para uma dadaKeyword:

  1. SE HA ocorrêcias de palavras-chave NAS SUAS tags de cabeçalho (h1 </   h1>, <h2>, </ h2> ... <hX>, </ hX>)  
  2.  Se as suaskeywords estão destacadas ( em negrito ou itálico )  

  3.  Se há uma distribuição uniforme das keywords através do seu texto.

Por enquanto é isso, tendo qualquer dúvida sobre esse e qualquer outro assunto do nosso blog basta entrar em contato. Até a próxima!!
Quem fez este artigo foi nosso amigo Vinicius Paes - Mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá, e fascinado pelo desenvolvimento em diversas áreas.


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